Prefeitura discute andamento do programa da Bacia do Bacanga com Acib e Rede Coroado de Natal




Uma reunião, realizada na manhã desta terça-feira (19), com representantes da Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB) e da Rede Coroado... de Natal (RCN) discutiu o andamento do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria de Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga. As diretorias das entidades solicitaram audiência como o prefeito Edivaldo Holanda Júnior para obterem informações da obra realizada pela administração municipal em parceria com o Banco Mundial.

Ao recebê-los em seu gabinete no Palácio La Ravardière, o prefeito foi solícito ante a demanda apresentada. “A nossa marca é o diálogo, ouvir o que a população tem para falar e nos sugerir. Neste caso, eles vieram pedir esclarecimentos sobre o programa Bacia do Bacanga assim o faremos, com responsabilidade, de forma séria, democrática e participativa”, disse Edivaldo Holanda Júnior.

Na reunião, o presidente da ACIB, Josué Silvestre, e o juiz de direito Fernando Mendonça (conselheiro do Instituto Ecomuseu Sítio do Físico, instituição parceira da RCN) entregaram ao prefeito uma carta requerendo dados sobre o estágio atual de execução do Programa Bacia do Bacanga, andamento das obras, atividades e projetos existentes.

“Queremos saber como está o programa, a que pé ele se encontra e o que ainda vai ser feito. Nessa nova gestão nós, que fazemos parte da comunidade de abrangência da bacia do Bacanga, queremos participar mais ativamente, dialogar e tomar conhecimento do que vai ser realizado”, declarou Josué Silvestre.

Segundo o secretário executivo da Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB), George Pereira, no âmbito das ações previstas no Programa Bacanga somente a obra de prolongamento do Canal do Coroado foi executada.

“Iniciado em 2008, de lá para cá somente algumas intervenções pontuais foram feitas, as demais não iniciaram ou não foram finalizadas, e exemplo da obra do Canal do Coroado, entregue apenas uma etapa, o Canal do Rio das Bicas e a construção do sistema de redes de distribuição de água na área Itaqui-Bacanga, inconclusas pela gestão antecessora”, ressaltou George Pereira.

Ficou deliberada pelo prefeito, em comum acordo com os presentes, a promoção de uma reunião a ser agendada na região do Itaqui-Bacanga, no qual secretários e técnicos da Prefeitura farão uma explanação detalhada das fases do projeto. “A apresentação dará clara transparência na execução das mediadas que estão sendo efetuadas e os objetivos pretendidos”, disse o secretário de Projetos Especiais (Sempe), Gustavo Marques.

Ao final, o titular da Sempe avaliou de forma positiva o contato mantido com as lideranças e destacou o empenho da gestão municipal para otimizar o programa, que, em sua concepção, “tem um valor muito importante pelos aspectos sociais e ambientais”. “Há entraves existentes decorrentes das falhas da gestão passada o que gerou atrasos no calendário, mas até o final do ano que vem devemos conclui-lo”, afirmou Marques.

Participaram ainda da reunião o assessor especial, Ted Lago, a presidente do Rotary Clube São Luís, Nery Mendonça; Ivan Junior (CIB), a professora Eulália das Neves Ferreira (ex-governadora do Rotary Distrito MA/PI/CE) e a diretora da escola Rubem Almeida, Ana Frazão.

Sobre o Programa

O Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria de Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga beneficia 58 bairros do entorno da Bacia do Bacanga com uma população de mais de 238 mil pessoas (margem esquerda) e 35 bairros da margem direita que abrange bairros como o João Paulo, Coroadinho, Bairro de Fátima, Monte Castelo, entre outros na margem direita. No total, a zona de influência da Bacia do Bacanga alcança cerca de 400 mil pessoas.

O Programa está estruturado em três grandes eixos: Fortalecimento da Administração Municipal e Desenvolvimento Econômico Local (DEL); Saneamento Básico e Abastecimento d’água e; Urbanização e Meio Ambiente, com o objetivo de implantar um conjunto de ações multidisciplinares e integradas, de forma a otimizar os benefícios e impactos positivos junto a população.

Ele está baseado em princípios de sustentabilidade socioambiental e tem o objetivo fundamental de melhorar os serviços públicos prestados aos moradores e aperfeiçoar a capacidade da Prefeitura de promover o desenvolvimento econômico local e gestão municipal.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. A ACIB agradece a sua participação.