Voluntários da Praia da Guia e Prainha da Área Itaqui Bacanga retiraram a maior quantidade de resíduos no Clean Up The Wold em São Luís

21 de Setembro de 2013, dia diferente para milhares de pessoas em São Luís e na Região Itaqui Bacanga. Elas aproveitaram o sábado para unir forças e colaborar com a preservação do meio ambiente. Coordenadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), as atividades começaram pela manhã na Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó. No período da tarde o Clean Up The Worl foi realizado simultaneamente na Praia da Guia, na Lagoa da Jansen e nas praias do Calhau e de São Marcos. Crianças, adultos, idosos, colegas de trabalho de empresas, servidores públicos, escoteiros do Grupo 18 Tão, bombeiros mirins, adolescentes da Brigada Voluntária Ambiental do Batalhão de Polícia Ambiental, estudantes da UEMA, CEUMA, Pitágoras, do IFMA, e das escolas públicas e privadas como Santa Tereza,  Primavera e Professora Maria Pinho, participaram da Campanha a Mundial de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas, o Clean Up The World.
Além da SEMA, na  Praia da Guia, a  ação foi coordenada pela ACIB. Cerca de 120 voluntários participaram da ação dentre eles: associados da ACIB, Diretores da ACIB, Colaboradores, Voluntários da Comunidade Sol Nascente e Vila Nova, Vila Embratel, Vila Isabel, Anjo da Guarda, Vila Ariri, Auto da Esperança e Ana Jansen, Estudantes da UFMA, IFMA, Jovens da Catequese da Paróquia São José Operário da Vila Nova e a Brigada Ambiental Mirim Itaqui-Bacanga, No local recolheram 2,2 mil kg de resíduos, sendo a equipe que retirou a maior quantidade de resíduos da praia, com quase 50% do total retirado. Os participantes se impressionaram com a quantidade de Resíduos na Praia da Guia, segundo o Acadêmico de Geografia e Diretor da ACIB Josuel Silvestre, a grande quantidade de resíduos na praia da guia, deve-se a dois fatores:  falta de consciência dos usuários da praia e a corrente marítima do Canal do boqueirão, sendo este o fator que mais contribui com a grande sujeira da praia que são oriundos de outras localidades que vem com a força da corrente marítima agravada com a construção do espigão da Ponta da Areia. Nas praias do Calhau e de São Marcos os voluntários concentraram-se no Círculo Militar e, depois de exercícios de alongamento, seguiram pela areia e pelo calçadão até Praça do Pescador. No meio da sujeira foram recolhidos pneus, garrafas plásticas, latas, vidros, sacos plásticos, entre outros objetos, a exemplo de espumas de ar condicionado, guarda-chuvas e até ursinho de pelúcia.
Os números
Esse ano durante todo o evento foram recolhidos  4.777 Kg de resíduos. Desse total, 1.277 foram resíduos recicláveis e 3.500 kg de resíduos não recicláveis. Em 2012 foram recolhidos 4.361 kg de resíduos e lixo, além de um sofá de varanda de dois lugares, de 2 lixeiras e de cerca de 600 kg de madeira e coco. Na Apa do Itapiracó foram recolhidos 195 kg de resíduos recicláveis e 1.405 recicláveis totalizando 1600 kg de resíduos recolhidos. Na Praia da Guia foram recolhidos 932 kg de resíduos recicláveis e 1300 quilos de resíduos não recicláveis totalizando 2.232 kg de resíduos. Na Lagoa da Jansen foram recolhidos 90 kg de resíduos recicláveis e 78 kg de resíduos não recicláveis totalizando 168 kg de resíduos. Nas praias de São Marcos e Calhau (Av. Litorânea) foram recolhidos 60 Kg de resíduos recicláveis e 717 não recicláveis totalizando 777.




Comparação do Total de Resíduos Recolhidos (kg e %)
Total de Resíduo Recolhidos 
4.777 
100%
Praia da Guia e Prainha
2.232
47%
Apa do Itapiracó
1.600
33%
Praia de São Marcos e Calhau
777
16%
Lagoa da Jansen
168
4%


Todos os resíduos não recicláveis serão recolhidos pela empresa de limpeza urbana da capital, a São Luís Engenharia Ambiental, que dará a destinação correta. Já os resíduos recicláveis serão selecionados e encaminhados a sua destinação final pela parceira CEMAR por meio do projeto ECOCEMARCabe ressaltar, que o peso de todo o material reciclável recolhido será revertido em bonificação na conta de energia da Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB) que realiza ações de preservação ambiental nessa área, além de ajudar no custeio de dois laboratórios de informática que a ACIB mantém na região.

 A ação
O Clean Up the World é apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e existe desde 1993. É uma grande campanha mundial que tem como objetivos incentivar o debate para soluções de problemas relacionados à orla marinha, além de estimular à população a cultivar atitudes sustentáveis de respeito à natureza chamando a atenção de todos para a responsabilidade de cada um na geração e na destinação dos resíduos.
No ano passado, cerca de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo foram mobilizadas para limpar rios, lagos, lagoas, praias e florestas nessa grande campanha global de conscientização. Em 2012, o evento ocorreu apenas na Avenida Litorânea, em São Luís. Em 2013, contempla também os municípios de Barreirinhas (povoado Canto dos Lençóis), Icatu, Colinas e Paço do Lumiar. O município de Pinheiro realizará o evento em data posterior ainda a ser divulgada.

Em São Luís, a ação conta com apoio do Instituto Ecológico Aqualung e das empresas Logos, Vale, São Luís Engenharia Ambiental, Coca-Cola, Cemar, Alumar, DM Aquatic Center, SoftTacos, Sistema Mirante de Comunicação,  Universidade Ceuma, Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (Ifma). Na Praia da Guia e Prainha a ação foi organizada pela ACIB com apoio da Taguatur, Comercial São Francisco e MG Eventos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. A ACIB agradece a sua participação.