CAPACITAÇÃO DE AGENTES SÓCIO-AMBIENTAIS DA BACIA DO RIO BACANGA


Com objetivo de proporcionar à integração dos diversos atores que podem apoiar a criação do Comitê de Bacia do Rio Bacanga, neste dia 06 e 07 de junho a ACIB e a Rede Coroado de Natal em comemoração a Semana do Meio Ambiente realizaram  mais uma atividade do Fórum Territorial da Bacia do Rio Bacanga.  A programação, já prevista no planejamento da coordenação organizadora do Fórum, foi uma atividade de  capacitação de atores locais sobre a Bacia do Rio Bacanga e a política Estadual e Federal de recursos hídricos.  Assim entendemos que estamos  propiciando um ambiente favorável  para criação do Comitê de Bacia do Rio Bacanga de acordo com a lei 9.433 de 8 de janeiro de 1997 que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamentando o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal. O evento contou com mais de 60 participantes entre moradores das margens direita e esquerda do rio Bacanga, comunidade acadêmica e especialistas em recursos hídricos.  
Vejam como foi a programação:

Dia 06/06/2014 – Auditório ACIB  - Anjo da Guarda
19h30min às 21h00min Palestra “Caracterização da Bacia do Bacanga”.  
Professora  Edilea Dutra Pereira
Possui graduação em bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1987), mestrado em Ciências pela Universidade Federal do Pará (1992) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e pós-doutorado em geologia pela Universidade de Wageningen em 2010. Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência nas áreas de geologia, hidrogeologia e geotécnia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de bacia hidrográfica, impacto ambiental, mapeamento geológico-geotécnico e vulnerabilidade à contaminação do solo, água e dos aquíferos.
Dia 07/07/2014 – ECO Museu Sítio do Físico (Parque Estadual do Bacanga)
9h às 10h – Palestra: “A importância do Parque Estadual do Bacanga para a Gestão das águas da Capital – Professor Lucio Antonio Alves de Macedo.
Doutor e Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Especialização em Engenharia Sanitária. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle da Poluição, atuando principalmente nos seguintes temas: saneamento básico, saneamento ambiental, meio ambiente, gerenciamento e planejamento. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão.

10h às 12h – Oficina “O que é Comitê de Bacia? Qual o ambiente para formação do comitê da Bacia do Bacanga?” – Josuel Silvestre Silva  -
Acadêmico de Geografia, Membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente

12h às 13h45min – Intervalo para almoço

14h às 15h30min- Oficina  “ Metodologia e agenda de trabalho para a formação do Comitê do Rio Bacanga” - Tereza Cristina Pereira Castro
Engenheira Civil, Membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e Coordenadora Nacional do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH)



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. A ACIB agradece a sua participação.