QUEM SOMOS



A ACIB - Associação Comunitária Itaqui-Bacanga, por ser antes de tudo uma organização de base comunitária, representa as cinco microrregiões da área Itaqui-Bacanga (Anjo da Guarda, Vila Maranhão, Vila Ariri, Vila Bacanga e Vila Embratel) em São Luís – MA. Contemplando 60 bairros e uma população estimada em 200.000 habitantes.

A ACIB é uma das maiores organizações de base comunitária representativa de São Luís. Sua diretoria é composta de cinco diretores, todos moradores da comunidade, cada um representando uma microrregião, eleita em assembleia geral para um mandato de 03 (três) anos.

A ACIB possui uma equipe técnica contratada e permanente composta de secretário executivo, profissional com formação superior com capacidade técnica em gestão de organizações do terceiro setor  eleito pela assembleia geral para um mandato de 03 (três) anos; gestor administrativo financeiro e assessoria contábil. Além da equipe técnica a ACIB possui um quadro de associados com formação técnica e superior em diversas áreas de conhecimento: Administração, jornalismo, ciências sociais, pedagogia, assistência social, meio ambiente e etc. Além de vários ativistas comunitários e trabalhadores das mais diversas áreas espalhados por toda a região do Itaqui Bacanga.

Em 28 de junho de 2004, a ACIB obteve sua qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, emitida pelo Ministério da Justiça.

A ACIB tem como finalidade estatutária precípua “Promover o desenvolvimento local, integrado e sustentável da região do Itaqui-Bacanga, promover a integração entre o setor privado, a sociedade civil organizada, a comunidade e o governo, em suas três esferas”. 

MISSÃO:
Buscar o desenvolvimento sustentável através de ações sociais, promovendo a qualidade de vida dos moradores da área Itaqui-Bacanga

Visão: 
Ser reconhecida como instituição de excelência em desenvolvimento local, no maranhão, ate 2016. 

Valores:

Transparência,
ética,
sustentabilidade,
desenvolvimento comunitário,
cidadania,
cooperativismo,

responsabilidade sócio ambiental.