Inaugurado o Ateliê de Costura da Associação de Artesãos Unidos pela Fibra - AARTUF

Na manhã desta terça-feira (17), foi inaugurado o Ateliê de Costura da Associação de Artesãos Unidos pela Fibra, da Vila Ariri, na Área Itaqui-Bacanga. Ao todo, o ateliê conta com dezenove máquinas, entre industriais e semi-industriais, que serão utilizadas para a confecção de peças e acessórios de fibras de buriti, além de fardamento escolar, roupas de banho, entre outros tipos de confecção.

A ACIB foi responsável pela captação do recurso através da prefeitura para construção do Ateliê e pela compras de todos os equipamentos e mobiliário da Associação que não possuía formalidade legal, mas possuía vontade, disponibilidade e entusiasmo das mulheres envolvidas.

A inauguração marca o início dos trabalhos do Ateliê onde cerca de trinta associados, em sua maioria mulheres, terão a oportunidade de geração de renda e capacitação. Já estão inscritas mas de sessenta mulheres da comunidade para novos cursos de capacitação de corte e costura. Associação tem como foco o artesanato, porém está apoiando iniciativas de capacitação de pessoas da comunidade para geração de renda.

Esteve presente na inauguração a Primeira Dama Gardênia Gonçalves e a Secretária Titular da SEPLAN, Maria do Amparo Melo que descerrarama placa de inauguração. Várias lideranças comunitárias do Itaqui – Bacanga participaram do evento, SEBRAE e alguns empreendimentos de economia solidária.

“Depois de terem conquistado um endereço físico, uma personalidade jurídica, essas mulheres estão fazendo história, pois estão mostrando que inclusão não é só depender da conquista de um emprego, mas gerar renda e se tornar um exemplo a ser seguido, principalmente na área do Itaqui-Bacanga”, comemora a titular da SEPLAN, Maria do Amparo Melo.

O ateliê funciona na Rua Benjamim Constant, 48, ao lado da Base da ACIB na Vila Ariri, e conta com banheiro, almoxarifado, boa iluminação e ventilação adequada para os trabalhos de produção de artesanato em fibra de buriti, como sandálias, bijuterias, bolsas, chinelos, chapéus, pastas, caixas e acessórios.





Angélica Pereira, presidente da AARTUF, destacou emocionada a conquista, pois depois de anos fazendo suas atividades e reuniões de forma improvisada nas casas das associadas conseguiram com muita luta asede própria que as deixam, mas segura para conduzir suas atividades. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. A ACIB agradece a sua participação.