ACIB Assina termo de Cooperação Técnica para a Criação da Central do Empreendedor que funcionará na Sede da ACIB no Anjo da Guarda.



Representações na mesa



A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Projetos Especiais (Sempe) e de Planejamento (Seplan), participou, no auditório do Sebrae, da solenidade de consolidação do Plano de Inovação, um dos projetos desenvolvidos dentro do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, realizado pela Prefeitura em parceria com o Banco Mundial (Bird).

Josuel Silvestre - Presidente da ACIB
O titular da Sempe, Francisco Barros, lembrou que o Plano de Inovação é apenas um dos inúmeros projetos do Programa Bacia do Bacanga que, através de obras e projetos voltados para a questão social, já vem apresentando uma nova roupagem para os bairros e seus moradores, ressaltando que o objetivo da Prefeitura é trazer melhorias sociais e urbanas para tornar São Luís uma cidade cada vez melhor.

Na oportunidade, também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica para a criação da Central do Empreendedor que funcionará na sede da Associação Comunitária Itaqui/Bacanga – ACIB - e atenderá os 250 mil moradores da área do ItaquiBacanga.

“A Prefeitura está de parabéns por ter contratado o Sebrae para a realização desse projeto. Sua participação foi ímpar porque, com a sua expertise, soube como poucos órgãos fazer a ponte entre o poder público, a comunidade e os empresários”, destacou o presidente da ACIB, Josuel Silva.

De acordo com José Cursino Raposo, analista do Sebrae, “a Central do Empreendedor é o embrião de todo o conjunto de serviços que serão disponibilizados na área Itaqui-Bacanga, que agora não terá mais uma programação eventual, mas sim uma presença permanente e estruturada”.

Assinatura do Termo de Cooperação Técnica
Durante seu discurso, a superintendente do Sebrae-MA, Simone Macieira, pontuou que, para o Sebrae, foi o momento de exercitar os melhores conceitos de prestação de serviços ao seu público alvo e de empregar as mais avançadas tecnologias aos beneficiados do Plano de Inovação. “Estamos de portas abertas para contribuir para o salto de qualidade neste Estado”, disse.

O Plano de Inovação é um projeto que tem como objetivo a geração de emprego e renda, a qualificação de microempreendedores, a formação de parcerias estratégicas e a capacitação de condutores de veículos de tração animal para a coleta de lixo seletivo em lugares em que o caminhão não tem acesso.

Todas essas ações são focadas nos bairros do entorno da Bacia do Bacanga, área alvo do Programa, e executadas pelo Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), que contou também com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na capacitação dos alunos para atuarem na construção civil, e de parceiros estratégicos como o Sistema Nacional de Emprego (Sine), o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon) e a Associação Comercial do Maranhão (ACM).

A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Projetos Especiais, Francisco Barros; da secretária municipal de Planejamento, Maria do Amparo; da coordenadora municipal da Mulher, Sandra Torres, de toda a equipe do Sebrae-Ma, liderados pela superintendente, Simone Macieira, além de representantes da sociedade civil e mais de 300 moradoresda comunidade atendida pelo Programa.
Sociedade Civil e mais de 300 moradores da Bacia do Bacanga

Plano de Inovação
O Plano de Inovação contempla aimplementação dos seguintes projetos:
a) PROJETO DE INSERÇÃO DE MÃO DE OBRA:1.217 moradores da área foram qualificados profissionalmente nos módulos básicos, nos cursos de pedreiro, carpinteiro, bombeiro hidráulico, pintor, auxiliar de obras e armador de ferragens;

b) PROJETO DE IDENTIFICAÇÃO, TREINAMENTO E CONSULTORIA EMPRESARIAL A POTENCIAIS MICRO E PEQUENOS FORNECEDORES LOCAIS: Foi realizado treinamento para560micro e pequenas empresas nos cursos de Empreendedorismo; análise de mercado; formação de preços de vendas; análise e planejamento financeiro; gestão da qualidade - parcerias eficazes. Além disso, as empresas receberam consultorias individualizadas, com pelo menos oito horas deste serviço em cada empresa atendida, para que elas elaborassem seus planos de negócios;

c) PROJETO DE PARCERIAS ESTRATÉGICAS: Durante o evento, foi assinado Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de São Luís, Sebrae, AssociaçãoComunitária Itaqui/Bacanga (ACIB) e Associação Comercial do Maranhão (ACM), para a criação da Central de Prestação de Serviços e Empreendedorismo da área Itaqui-Bacanga, objetivando a realização de ações de consultoria e capacitação empresarial, estudos, pesquisas e ações de incentivo ao associativismo empresarial na área, bem como estruturar a oferta de trabalhadores qualificados nas atividades abrangidas pelo projeto;

d) PROJETO DE GESTÃO AMBIENTAL: Execução do projeto de gestão ambiental com a criação de ecopontos, ecocentro e capacitação de 120 condutores de veículos de tração animal em coleta seletiva de lixo na região.
Fonte: Site da Prefeitura Municipal de São Luís

1 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. A ACIB agradece a sua participação.