Acib lança Projeto Eco Óleo Itaqui Bacanga

Lançamento do Projeto Eco Óleo Rio Bacanga
A Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB) realizou sexta-feira, 21 de novembro cerimonia de lançamento do projeto Eco Óleo Rio Bacanga. O objetivo é promover a conscientização sobre o uso racional e os devidos cuidados no descarte do óleo de fritura, em caráter doméstico ou comercial.

Desenvolvido em fase experimental pelo presidente da Acib, Marciel Gomes o projeto coletou 660 litros de óleo com apenas um bombona de 50 litros. “ um litro de óleo pode contaminar até 100 mil litros de água trazendo grandes prejuízos aos nossos rios. Nesta nova fase com uma logística melhor contribuiremos para que a próxima geração receba um meio ambiente mais saudável” disse Marciel.

A empresa JC Ambiental reciclagem LTDA será a empresa que disponibilizará as bombonas oferecendo uma logística de coleta e destinação desse resíduo. “ está é uma boa oportunidade para área Itaqui-Bacanga contribua com o meio ambiente, fico muito feliz com iniciativa da Acib” disse Rafael Araújo, supervisor de operações logísticas da JC Ambiental.

Presidente da Acib fala aos participantes do evento
Serão implantado inicialmente nove Ecopontos na área Itaqui-Bacanga que terá um recipiente (bombona) de 50 litros para coleta do óleo. Em cada um deste locais os moradores levaram o óleo usado e despejaram nas bombonas.   

“ Por meio da educação ambiental  poderemos alcançar metas para o desenvolvimento sustentável, espero contar com a colaboração dos moradores para assimilar conscientemente as consequências da degradação ambiental que óleo traz quando é jogado na pia de casa ou no seu quintal” disse Marcos Japi jornalista e agente ambiental em resíduos sólidos coordenador do projeto Eco óleo Itaqui-Bacanga.

Uma família comum gera, em média, 1 litro de óleo por mês. Considerando um quantitativo de 10 mil famílias serão 10 mil litros de óleo/mês que poluiriam 10 milhões de litros de água que daria para o consumo de uma pessoa em 14 anos.

O evento contou a presença de diretores da Acib, JC Ambiental, Vale, Instituto de Cidadania Empresarial, Instituto Embelezer, Bacanga FM, diretores de escola e comunidade.


            Proteja a vida e o meio ambiente. Recicle o seu óleo! 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. A ACIB agradece a sua participação.